top of page

Oportunidade ímpar

  • Foto do escritor: Ricardo Felizzola
    Ricardo Felizzola
  • 3 de mai. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 5 de mai. de 2020

Em cinco meses a pandemia parou o mundo e tornou-se um quebra-cabeças global da humanidade que sofre com a falta de conhecimento necessário para manter a moral, costumes e sua estrutura econômica.

Lideranças políticas mostram-se despreparadas para administrar a situação e como baratas tontas, ora seguem o rumo determinado pelos especialistas de saúde, ora a pressão da mídia e, poucos talvez, sua intuição sendo mais responsáveis. O resultado é deplorável: caos nos hospitais, economia derretendo, cidadãos confinados talvez sem motivo ou causa comprovada, e um certo desespero pontual naqueles que são movidos pelo pânico ou medo constante insuflado pela midia mais perdida ainda e muitas vezes aproveitando o momento para esquentar o assunto no viés político.

No Brasil a participação estapafúrdia dos agentes é notória e aqui o ambiente político tempera a situação criando situações ainda mais agudas. Trata-se de um país continental com diferentes focos de surto que se comportam e explicam-se de forma diferente. A situação é um mel para o “sistema” que precisava mais força para reagir a nova ordem. Ficou mais difícil implantar uma economia liberal, estimular o viés patriótico e conservador nos costumes e tentar derrubar o fisiologismo na relação entre o executivo e o Congresso. O vírus ajuda a atrapalhar. Caíram os ministros da saude e em seguida o da justiça. Isto ocupa o Presidente em meio a administração da pandemia e fica claro que estamos como todo o mundo despreparados para enfrentar o que acontece. Porém temos agravantes. Políticos que deveriam estar respondendo com saude pública e ações na economia estão focados em salvar ‘votos” e responder para uma mídia desonesta. Pontos de vista diferentes do governo federal e de alguns governadores e prefeitos ao invés de ser temas para debate produtivo são tratados de forma radical e com oportunismo golpista. Neste momento cabe a cada cidadão agarrar-se a seus valores, sua família e ao seu problema particular. A informação esta aí, a tecnologia das redes sociais permite novas vozes com novos conceitos, diferentes daqueles que alimentaram este monstro burocrático que é o Brasil de hoje, representado por um judiciário que quer executar e por um Congresso que quer se servir eternamente. Tudo temperado por uma midia falida que teima em bater pé no histórico convencional vantajoso que a alimentou por todos estes anos. Estamos diante de uma enorme oportunidade na medida que conseguirmos normalizar a sociedade, voltar ao trabalho e seguir o caminho de profundas reformas, quiçá constitucionais por inteiro para contemplar nosso povo.


ree

2 comentários


barrio
12 de mai. de 2020

Excelente texto. Muito bem posicionado, direto, claro, bom de ler.


Curtir

gudolle
gudolle
07 de mai. de 2020

Excelente! Muito oportuno. Vou viralizar. Abração

Curtir
  • Tumblr Black Round
bottom of page